Wednesday, October 3, 2007

Série "Padrão-Ouro" II

Tem piada a objecção de como o ouro não tem valor intrínseco.

Mas o papel de fotocópias (notas) tem mais , é?

O valor intrinseco de uma moeda é constituido pela sua usabilidade como meio de troca. Este está relacionado com a invariabilidade ou estabilidade do seu stock, nem de diminuição nem de aumento. É este característica que determina o (seu altíssimo) valor intrinseco de um bem monetário. Foi por esta razão que o ouro/prata foram seleccionados espontâneamente como meio de troca (também as caracteristicas fisicas de conservação e capacidade de moldar pequenas moedas, etc).

Existe outra forma de conferir valor intrínseco: Roubando o ouro préviamente detido, criminalizando a sua posse e o seu uso, passando a declarar por decreto (= sob ameaça de coerção) o uso obrigatório de pedaços de papel que de outra forma apenas teriam uso na casa de banho, e cuja quantidade é manipulada (aumentada) para permitir conceder crédito sem que seja preciso captar préviamente poupança.

Razão principal para a existência crónica de ciclos económicos. Um problema que se deve ao socialismo e o complexo bancário-estatismo (uns porque obtêm protecção e acesso a matéria prima criada do nada e outros porque conseguem financiar o deu déficit).

No comments:

Post a Comment