Porquê é que o apoio de uns quantos Tugas a Ron Paul pode provocar reacções negativas tanto na esquerda moderna como na direita conservadora?
Para esquerda moderna, um candidato coerente libertário é o pesadelo. A margem de manobra contra um candidato conservador é muito maior. A clivagem é entre o que fazer, onde intervir. A esquerda moderna perde as suas principais bandeiras e a abordagem fácil de “combate a políticas de direita”. Até Louçã iria ter muitas dificuldades em encontrar bandeiras sexys contra um candidato com as ideias de Ron Paul.
Para a direita conservadora portuguesa um Ron Paul com sucesso é o pesadelo. É a demonstração que a tese de que um candidato libertário é ilegível é falsa. Que a promessa principal de que o estado vai fazer menos, pode ser um caminho pragmático para um partido de direita chegar ao poder. Desta constatação ao pânico e à reacção violenta é um passo.
Por isso, o melhor que podem fazer, tanto de um lado da barricada como de outro, é minimizar a relevância quer da candidatura quer do seu apoio internacional. A primeira fase é a negação...
No comments:
Post a Comment